quarta-feira, agosto 10, 2005

Acho graça...

...a certas coisas. Mas não devia.
A SIC lança o repto: «Num momento em que todo o país está em seca extrema, poupar água já não é apenas uma obrigação das autoridades - é um dever cívico de todos nós. Se conhece algum caso de sistemática má utilização de água - como regas públicas a meio do dia ou fugas que nunca são reparadas - ou exemplos de poupança, envie-nos a informação ou mesmo fotografias ou material vídeo para o endereço de correio electrónico agua@sic.pt. Esses registos serão seleccionados e publicados aqui e terão também espaço na antena dos jornais da SIC e da SIC Notícias.»
Numa primeira abordagem, não discuto o mérito do desafio lançado aos telespectadores. -Do ponto de vista do marketing, então, até nem está nada mal conseguido!-
Meritória, corajosa e plena de sentido cívico. Assim se pode, de forma superficial, caracterizar esta atitude da estação de Carnaxide e dos seus telespectadores que correspondem ao desafio.
Mas, já agora, gostaria de deixar uma pergunta a quem remeteu, está a remeter ou tenciona remeter os casos de desperdício de água que testenunha:
- Antes de remeter o seu caso para a SIC, notificou as entidades competentes -Junta de Freguesia, Câmara Municipal, e/ou outras-?
Pois... bem me parecia!
Mais algumas considerações avulsas, ao correr da pena:
- Estes casos são enviados para a SIC por sentido cívico, ou, na secreta esperança de, no café da terra, vir a contar aos amigos que o vídeo/foto que enviou acabou de passar?
- Depois de enviar a sua foto para a SIC, que noticiário passarão a ver, até que a rúbrica termine? E os amigos, a quem se contou ter enviado as fotos?
- Poderão estas denúncias ser um palco para alguns dos que, recusando-se a participar no "Big Brother", estariam dispostos a participar num qualquer "O Bar da TV" -por uma boa razão, como o desperdício de água, obviamente!-?
- Não é na silly season que os órgãos de comunicação social têm tanta falta de actualidade política, económica..., como o país tem de água?
- Não será um modo de o cidadão consciente dos seus deveres, evitar de incorrer no plebeísmo do: "Um dia destes, ainda telefono para a TVI" -upssss... SIC, queria antes dizer!-?
Muita coisa será, e inúmeras relexões e questões se poderiam levantar. Não só de marketing, mas também outras, relacionadas com sociologia e, particularmente, com sociologia da comunicação.
Para além de tudo isto, uma coisa primária me parece certa e preocupante: as pessoas acreditam mais no poder da televisão, para resolução dos seus problemas, do que nos representantes que elegeram.
Agora, o verdadeiro problema: têm quase sempre razão.

5 Comments:

Blogger Alberto Oliveira said...

Os media sabem perfeitamente onde ir buscar mão-de-obra a nível de voluntariado. E se fôr na pantalha, melhor ainda, que ouvir soletrado o nome e ver a cara no pequeno écran, menino há que até pagava para tal.
E depois, para quê questionar os "seus representantes" quando estes o que pedem é para que se vote neles, ponto final & parágrafo?!

8/10/2005 11:40 da tarde  
Blogger Fadista said...

Legível,
depois de muito procurar, à falta de outro contacto, aqui fica o obrigado pelo post e -sobretudo- os parabéns pelo "Papel de Fantasia". Mas que excelentes textos!

8/11/2005 3:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois é... Em tom concordante e numa postura ideologicamente expansiva, acrescentaria ao texto a seguinte ideia: que tal nas próximas autárquicas termos os quatro canais como principais candidatos? É que segundo o povo "eles resolvem!"... ficam aqui os meus 50 cêntimos que já nem dão para comprar uma garrafa de água. Bom proveito! :)

8/12/2005 10:42 da manhã  
Blogger Dinis CorteReal said...

Em relação ao esbanjamento de água quero aqui lembrar que algumas empresas regam os telhados de chapa dos seus barracões. Até aqui tudo bem... o problema é quando o fazem a 15 de Agosto, um feriado onde ninguém estava a trabalhar no recinto. Parabens Fametal essa imagem fica-te bem!!!

8/16/2005 11:52 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... San diego discount fitness equipment Non surgical liposuction injection mes http://www.fluoxetine-6.info National safe boating council straight edge shirt blood pressure monitor wrist Inulin patents fruit

4/25/2007 4:36 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home