terça-feira, julho 11, 2006

A ementa...

...de há coisa de um mês. Injusta degustação. Nem prova pareceu, o que lenta e voluptuosamente deveria ter sido degustado.

> ALBERTO CAEIRO
Vive, dizes, no presente,
Vive só no presente.
Mas eu não quero o presente, quero a realidade;
Quero as cousas que existem, não o tempo que as mede.

> ALEXANDRE O’NEILL
Há palavras que nos beijam
Como se tivessem boca,
Palavras de amor, de esperança,
De imenso amor, de esperança louca.

> ÁLVARO DE CAMPOS
Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

> ANTERO DE QUENTAL
Um sonho me acordou… não sei que tinha…
Pareceu-me senti-lo aqui tão perto…
Seja alta noite, seja num deserto,
Quem ama até em sonhos adivinha

> ANTÓNIO ALEIXO
Sei que pareço um ladrão...
Mas há muitos que eu conheço
Que, sem parecer o que são,
São aquilo que eu pareço.

> ANTÓNIO BOTTO
Se, para estar agora apaixonado,
Foi necessário andar desiludido,
Alegra-me sentir que fui odiado
Na certeza imortal de ter vencido!

> ANTÓNIO RAMOS ROSA
Não posso adiar para outro século a minha vida
Nem o meu amor
Nem o meu grito de libertação
Não posso adiar o coração

> BOCAGE
A frouxidão no amor é uma ofensa,
Ofensa que se eleva a grau supremo;
Paixão requer paixão, fervor e extremo;
Com extremo e fervor se recompensa.

> CAMILO PESSANHA
Águas claras do rio! Águas do rio,
Fugindo sob o meu olhar cansado,
Para onde me levais meu vão cuidado?
Aonde vais, meu coração vazio?

> CESÁRIO VERDE
Eu, que sou feio, sólido, leal,
A ti, que és bela, frágil, assustada,
Quero estimar-te, sempre, recatada
Numa existência honesta, de cristal.

> DAVID MOURÃO-FERREIRA
E por vezes as noites duram meses
E por vezes os meses oceanos
E por vezes os braços que apertamos
nunca mais são os mesmos E por vezes…

> EUGÉNIO DE ANDRADE
Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.

> FERNANDO ASSIS PACHECO
Porque eu amo-te, isto é, eu dou cabo
da escuridão do mundo.
Porque tudo se escreve com a tua letra.

> FERNANDO PESSOA
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

> FLORBELA ESPANCA
Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: Aqui... além...
Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente
Amar! Amar! E não amar ninguém!

> FRANCISCO RODRIGUES LOBO
Fermoso rio Lis, que entre arvoredos
Ides detendo as águas vagarosas,
Até que üas sobre outras, de invejosas,
Ficam cobrindo o vão destes penedos;

> JOÃO ROIZ DE CASTELO-BRANCO
Senhora, partem tão tristes
meus olhos por vós, meu bem,
que nunca tão tristes vistes
outros nenhuns por ninguém.

> JORGE DE SENA
Fere-me esta idolatria mais do que todos os crimes:
Tanto fervor desviado e perdido!
Tanta gente ajoelhando à passagem do tempo
E tão poucos lutando para lhe abrir caminho!

> JOSÉ CARLOS ARY DOS SANTOS
Meu amor meu amor
meu corpo em movimento
minha voz à procura
do seu próprio lamento.

> JOSÉ RÉGIO
Olhámo-nos um dia,
E cada um de nós sonhou que achara
O par que a alma e a carne lhe pedia.

> LUÍS DE CAMÕES
Amor é um fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se e contente;
É um cuidar que ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

> MANUEL ALEGRE
Há um caminho marítimo no meu gostar de ti.
Há um porto por achar no verbo amar
Há um demandar um longe que é aqui.
E o meu gostar de ti é este mar.

> MÁRIA TERESA HOTA
Como é possível perder-te
Sem nunca te ter achado
Nem na polpa dos meus
Dedos
Se ter formado o afago

> MÁRIO CESARINY DE VASCONCELOS
É preciso dizer rosa em vez de dizer idéia
é preciso dizer azul em vez de dizer pantera
é preciso dizer febre em vez de dizer inocência
é preciso dizer o mundo em vez de dizer um homem

> MÁRIO DE SÁ CARNEIRO
Perdi-me dentro de mim
Porque eu era labirinto,
E hoje, quando me sinto,
É com saudades de mim.

> MIGUEL TORGA
Dorme e sonha a meu lado
Tão alheia de mim
Que me sinto um amante abandonado...
Acordá-la?
Gritar?
O poeta é uma angústia que se cala
A cantar.

> NATÁLIA CORREIA
De amor nada mais resta que um Outubro
e quanto mais amada mais desisto:
quanto mais tu me despes mais me cubro
e quanto mais me escondo mais me avisto.

> PEDRO HOMEM DE MELO
Aquela praia-contraste
Entre a liberdade e a lei
(Aquela praia ignorada!)
Foste tu que ma mostraste
Ou fui eu que a inventei?

> RICARDO REIS
Cada um cumpre o destino que lhe cumpre,
E deseja o destino que deseja;
Nem cumpre o que deseja,
Nem deseja o que cumpre.

> SÁ DE MIRANDA
Quando eu, senhora em vós os olhos ponho,
e vejo o que não vi nunca, nem cri
que houvesse cá, recolhe-se a alma a si
e vou tresvaliando, como em sonho.

> SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
Pudesse eu não ter laços nem limites
Ó vida de mil faces transbordantes
Para poder responder aos teus convites
Suspensos na surpresa dos instantes!

> VITORINO NEMÉSIO
A minha casa é concha. Como os bichos
Segreguei-a de mim com paciência:
Fachada de marés, a sonho e lixos,
O horto e os muros só areia e ausência.

2 Comments:

Blogger Paulo said...

«Foi por vontade de Deus
Que eu vivo nesta ansiedade
Que todos os ais são mesmos
Que é toda minha a saudade
Foi por vontade de Deus»
(Amália Rodrigues»

Abraço
Gostei!!!

7/14/2006 9:19 da tarde  
Blogger Fadista said...

Estimado Paulo,

obrigado pelo comentário e pelo poema!
Pasme-se, mas esse mesmo poema esteve para ser incluído na colectânea.
«Foi por vontade de Deus»

8/07/2006 12:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home