terça-feira, julho 26, 2005

Sedentos pelo poleiro

Fado vadio enviado por "O Lavador do Rio"
Há alguns dias atrás, estava eu sentado a minha secretária, no meu gabinete, quando me lembrei de ir ver as notícias. Qual não foi o meu espanto, ao saber que o Dr. Mário Soares será candidato à presidência da República; devo acatar a decisão do Dr. Mário Soares enquanto cidadão português, que tem pleno direito para tal… mas pergunto-me: “será que o país ficou sem ideias? estagnado no tempo? ou não haveria mais gente com capacidade para assumir o cargo que representa o nosso país?”

E o que mais me preocupa ainda é que o cargo de Presidente da República é um cargo praticamente figurativo e simbólico, já que passeia-se no estrangeiro (leia-se visitas de estado), faz uns passeios pelos país (leia-se presidência aberta) e aconselha-se o país para o rumo a tomar (“Deveria-se, Faria, Seria, Ficaria” e nunca “Deve-se, Faz-se, Será ou Ficará”… -um pequeno problema na conjugação!-).
Mais recentemente, vetam-se algumas leis (que o diga Canas de Senhorim) e dissolvem-se governos (Pedro Santana Lopes), e eu pergunto-me só: “para fazer isto é necessário recorrermos ao Dr. Mário Soares e ao Dr. Cavaco Silva?” Não haveria por aí, por esse Portugal de terceira, gente capaz, que não sendo de uma família conhecida, ou tendo pertencido a um governo, ser considerado digno de ser Presidente?…
Ainda me dizem que o poleiro não existe… pois não… para os pequenos nunca vai existir. Temos que continuar a viver nesta prisão de 10.000.000 de pessoas a olhar para “faits divers” que vão sucedendo diariamente, mas sempre pagos por quem deixa o seu suor do trabalho e a quem tanto se lhes pede para remediar os males feitos pelos outros.

«Oh povo que lavas no rio, talhas com o teu machado as tábuas do teu caixão»
O Lavador do Rio